13/03/2017 

A vez do Consultor Comex - 1

Edição 210

O comércio exterior é uma atividade multidisciplinar. Por causa disso possui várias profissões dentro do ramo. E o que temos visto nos últimos quinze anos é o amadurecimento de todas as profissões conectadas ao comércio exterior.

 

A começar pela profissão de despachante aduaneiro que amadureceu desde a publicação do regulamento aduaneiro vigente que estabeleceu um exame de qualificação para habilitar este profissional, que é um dos mais relevantes da área. 

 

O exame de qualificação para os novos despachantes e a habilitação de Operador Econômico Autorizado para despachantes já credenciados elevaram esta atividade a um outro patamar de maturidade operacional e comercial. 

 

A primeira profissão da área a amadurecer, contudo, foi a de trader quando, no início dos anos 00 deste século a Receita Federal regulamentou a forma de operação das tradings e suas respectivas operações-padrão, a saber: por conta e ordem e por encomenda.

 

Embora não tenhamos ainda varas aduaneiras, é possível ver um adensamento de advogados especializados em direito aduaneiro e os profissionais da carga, em todos os seus papéis, incluindo agentes de carga e transportadores. ganharam definição de papéis, tanto do ponto de vista comerical quanto operacional, com o advento de dois sistemas: O Siscarga e, mais recentemente, o Siscoserv.

 

Na área financeira, os operadores de câmbio sempre tiveram seus papéis claramente definidos tanto na legislação cambial quanto na prática do mercado. 

 

Como se pode observar, as profissões conectadas ao comércio exterior tiveram seus papéis finalmente definidos com o Siscoserv.  Temos hoje um comércio exterior maduro.

 

É esta maturidade profissional e operacional que torna, na minha opinião, relevante um profissional que pouco se menciona, porque há um certo padrão da área de tentar encaixotar a todos em um dos quadrados "regulamentados": trader, despachante, agente, transportador e outros. 

 

É o Consultor de Comércio Exterior. Mas o que é, o que faz e qual é o perfil de um consultor de comex? 

 

Claudio César Soares, 54, é consultor da Rede Dr. Comex.

 

Curta a página do Dr. Comex: facebook.com/Dr.Comex/

Fonte: Export Manager