13/05/2017 

Como Ficar Rico Com Importação

Edição 216

Basta uma rápida pesquisa com a frase “importação pela internet” no Google para constatar que há milhares de páginas e vídeos “ensinando” a ganhar dinheiro com importação online.

Ao acessar alguns textos e vídeos da pesquisa, sobretudo os que prometem fórmulas de como ganhar dinheiro com importação pela internet, podemos constatar também que a maioria alardeia e se embasa em práticas ilegais, que podem causar severas penalidades ao “importador”.

O “público-alvo” destes textos e vídeos do tipo “como ficar rico com importação” são pessoas físicas.  Pessoas físicas podem sim importar em três modalidades: remessa expressa (empresas courier e correios), remessa postal (correios) e bagagem.

Em nenhuma delas é permitida a importação com finalidade comercial ou industrial, é permitida somente a importação para uso ou consumo.

Mesmo sendo para consumo, todas são tributadas, à exceção de importações de pessoa física para pessoa física até o limite de USD 50,00 pelos correios e até USD 500,00 na bagagem, importações que são isentas.

Estas promessas de ganhar dinheiro com importação pelo CPF aproveitam-se da inexistência na legislação de objetividade na determinação da quantidade que é considerada ou não “finalidade comercial”. Exceto em alguns casos, não há quantidade específica do que é ou não considerado comércio na legislação.

Quem reputa se a quantidade importada é ou não de natureza comercial é a fiscalização no ato do despacho aduaneiro.

Como é subjetiva, pela fiscalização, a determinação da quantidade que revela finalidade comercial e é grande o volume de importações online, aproveita-se a brecha para importar com finalidade comercial em pequenas importações regulares por empresas courier e correios.

É esta fragilidade aduaneira permite que muitos ganhem dinheiro vendendo fórmulas de ficar rico importando pela internet.

Claudio César Soares, 54, é consultor da Rede Dr. Comex. Curta: Facebook\Dr.comex

Fonte: Export Manager