15/08/2014 

Gestão Aduaneira - 2

Edição 74

Você já sentiu impotente diante de um técnico de informática que lhe informou que não havia solução senão formatar a máquina?

Ou, então, já teve a sensação de ser roubado quando o técnico da assistência disse que não bastava trocar o rolamento porque o motor do equipamento já estava comprometido e precisaria ser trocado?

São exatamente estas sensações que muitos importadores e exportadores têm quando, por exemplo, o agente de carga informa que o peso dos volumes está errado (a menor), apesar de ter sido pesado na saída da fábrica.

Estas e muitas outras armadilhas ocorrem nos processos de importação e exportação porque a maioria das empresas delega a gestão aduaneira dos processos aos despachantes aduaneiros e/ou agentes de carga.

Ao delegar este poder de gestão a estes intervenientes do comércio exterior, o importador e o exportador geram um conflito de interesses.

O despachante quer atender o cliente mas, é claro, quanto mais complexos os processos mais ele ganha. O agente de carga por sua vez compensa eventuais perdas na negociação do frete com taxas e sobretaxas cujas siglas nem eles sabem à vezes o que significam.

Despachantes e agentes de carga são essenciais aos processos aduaneiros mas a gestão aduaneira, isto é, o poder de decidir sobre o que fazer e o que não fazer deve ser sempre ser da empresa.

Mas, para decidir algo, é preciso informação e conhecimento, sobretudo na área aduaneira, em que há um cardápio de opções enorme e dispositivos legais que precisam ser observados para não acarretar infrações e penalidades.

Eis o objetivo primeiro do Curso de Gestão Aduaneira da Export Manager Business School cujas matrículas para agosto de 2008 estão abertas – formar importadores e exportadores que tenham conhecimentos fundamentais e práticos para tomar por si próprios as suas decisões aduaneiras, tornando o agente de carga e o despachante aduaneiro aquilo que realmente são: representantes, não gestores.


Claudio César Soares, Coordenador dos cursos da Export Manager Business School. cursos@exportmanager.com.br

 

Acompanhe nossas redes sociais

     

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos.


Fonte: Export Manager