15/08/2014 

Gestão de Negócios Internacionais

Edição 76

Recebemos diariamente várias consultas de empresários que querem começar a importar algum produto, em geral da China ou dos Estados Unidos.

Todos eles, sem exceção, querem aproveitar a onda do real valorizado e o crescimento do consumo interno para ganhar dinheiro na importação e, assim, crescer ou se estabelecer.

A maioria deles possui algum conhecido ou amigo que começou pequeno na importação há algum tempo e agora está “ficando rico” com os produtos importados.

É interessante como a maioria deles enxerga as oportunidades apenas pela conjuntura e não pelo histórico do importador “que está ficando rico”.

Explico melhor: quem está fazendo sucesso nos últimos dois anos, aproveitando o real valorizado, são aqueles importadores que já estavam há algum tempo no negócio, tendo já criado uma clientela interna e passado pela curva de aprendizado na importação que, no começo, é íngreme e custosa.

Aqueles que estão começando agora, se tiverem sorte, poderão ter sucesso no futuro, quando terão aprendido a trabalhar na importação. Mas o risco é que, quando ultrapassarem a ladeira mais forte do aprendizado na gestão da importação, pode ser que o câmbio o real tenha se desvalorizado o que beneficia as exportações.

Acho que você já entendeu o quero dizer. O momento é para começar um negócio na exportação. Na importação, o momento não é para iniciar e mas para se consolidar.

O comércio exterior funciona como o mercado de capitais: compra-se na baixa e vende-se na alta. Quem entra no mercado na  alta achando que vai ficar milionário pode até perder tudo porque pode estar próximo da curva de baixa.

É por este motivo que lançamos as turmas do Curso de Gestão de Negócios Internacionais cujas matrículas para agosto de 2008 estão abertas. Fazendo o curso, o aluno adquire o perfil profissional de trader, aquele que realiza as vendas e compras internacionais da empresa.

Claudio César Soares, Coordenador dos cursos da Export Manager Business School. cursos@exportmanager.com.br

 

Acompanhe nossas redes sociais

     

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos.


Fonte: Export Manager