15/08/2014 

O perfil do profissional global

Edição 84

Global é aquele profissional capaz de empreender e manter a internacionalização de uma empresa de qualquer porte e de qualquer setor econômico. Internacionalizar uma empresa é torná-la importadora e/ou exportadora regulares ou, se ela já é internacional, transformá-la em multinacional ou transnacional.

Não é um pomposo diploma de graduação ou de MBA na parede do escritório que caracteriza um profissional global. São as suas competências técnicas na área de comércio exterior e suas habilidades pessoais e empreendedoras.

Os cursos atuais de graduação e MBA oferecidos pelas instituições de ensino na área de comércio exterior formam o executivo. O foco é o mercado de trabalho nas empresas que já são internacionais (importadoras/exportadoras) ou multinacionais. O problema é que não há empresas internacionais ou multinacionais para todos.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), existem no Brasil cerca de 18 mil empresas exportadoras regulares e 21 mil importadoras. Entre as exportadoras, cerca de 700 empresas perfazem 80% da balança comercial brasileira. Este percentual não é divulgado na importação. Segundo o IBGE, o país possui cerca de  5,3 milhões de empresas formais e outras 10 milhões informais.

Não é preciso ser graduado em estatística para verificar que as instituições de ensino formam em seus cursos de graduação e MBAs de comércio exterior executivos voltados para um mercado de trabalho sangrento concentrado em mãos de poucas e grandes empresas.

No Curso Técnico de Comércio Exterior da Export Manager Business School, que dura apenas um ano, o profissional obtém em 800 horas um conjunto de habilidades e metodologias práticas de comércio exterior com um único objetivo – torná-lo capaz de internacionalizar uma empresa, não importa o tamanho ou atividade.

Nós focamos as necessidades de mais de cinco milhões de empresas que precisam de um profissional global, não das 700 que contratam um diploma.

 

Acompanhe nossas redes sociais

     

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos.

Fonte: Export Manager