15/08/2014 

Você já é um profissional Global?

Edição 57

Globalização é uma palavra que entrou no nosso vocabulário há pelo menos quinze anos. Já foi substituída por outras mais fashion. O mundo dos negócios é idêntico ao da moda – vive de coleções de idéias. No Brasil, contudo, ainda somos debutantes em globalização, inclusive no meio educacional. 


Os atuais cursos de graduação e pós-graduação em comércio exterior surgiram na onda de abertura econômica dos anos noventa para suprir a demanda crescente de profissionais na área. Os cursos “com ênfase ou habilitação em comércio exterior” ofertavam poucas disciplinas de comércio exterior  nos últimos semestres letivos.


Com estes diplomas, muitas pessoas entraram no mercado de trabalho  despreparadas para o desafio de serem agentes de internacionalização de empresas deixando de contribuir para a ampliação do número empresas importadoras e/ou exportadoras – maior desafio econômico do país na área.
A legislação que criou as chamadas “habilitações” foi extinta. Mas o efeito mais perverso dela, é que durante mais de uma década, as instituições de ensino criaram seus cursos julgando que comércio exterior é uma “formação”.


É um viés semelhante a oferecer um “curso de graduação em Excel”. Ou um “MBA em Powerpoint”. Ora, qualquer um pode utilizar estes programas em qualquer atividade cotidiana, mesmo que não seja formado em informática. Utilizar o Excel ou o Powerpoint exige apenas conhecimentos destes aplicativos e, sobretudo, da atividade em que o usuário irá aplicá-lo. É o que deveria acontecer no comércio exterior.


Não importa a área de atuação ou a profissão, atuar no comércio exterior exige tão-somente um conjunto de conhecimentos instrumentais, algumas habilidades pessoais e profundo conhecimento do próprio negócio.
Esta é a “ênfase” dos cursos da Export Manager Business School. Em nossa visão, qualquer pessoa ou organização pode trabalhar no comércio exterior desde que se torne ou contrate um profissional global. Mas o que é um profissional global?

 

Cláudio César Soares - coordenador do Curso Técnico em Comércio Exterior da Export Manager Business School. claudio@exportmanager.com.br

 

Acompanhe nossas redes sociais

     

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos.


Fonte: Export Manager