15/08/2014 

Booking – Este mistério

Edição 122

 

Booking ou reserva de praça é a formalização feita pelo importador ou exportador junto ao transportador de qualquer modal, por meio de agente de carga ou diretamente, de que reservou um espaço na embarcação em determinada data.


O pontos  críticos de um booking são o equacionamento da data de embarque do exportador ou do importador e a data saída da embarcação e os valores a serem cobrados pelos serviços.


A cotação do frete envolve duas variáveis: o preço do frete para o trecho origem-destino e as sobretaxas que são custos ou serviços intrínsecos ao transporte a ser realizado.


Por este motivo, para se ter uma cotação a mais precisa possível, é, em geral, necessário informar ao agente:


1) Porto/local de embarque e se tiver coleta na origem o endereço e o código postal;


2) Porto/Local de destino;


3) Data ou período de saída pretendida;


4) descrição da carga, se for perigosa deve-se informar detalhes técnicos;


5) peso e metragem cúbica da carga;


6) exportador;


7) importador;


8) dados do despachante aduaneiro;


9) condição de pagamento: prepaid ou collect;


10) Incoterm.


Apesar de ser uma tarefa técnica, a maior dificuldade do exportador e do importador é conseguir comparar as cotações de preços dos diversos agentes de carga no sentido de verificar a de melhor custo-benefício.


Não há padronização nas ofertas, e, quando se solicita informações num padrão do exportador ou importador raramente as cotações chegam. Além disso, é comum que taxas estranhas aparecem no momento da liberação dos documentos sem que tenham sido pactuadas ou informadas previamente.


No transporte aéreo, a Resolução  Anac 139/10  determina que a  “tarifa referente ao serviço de transporte aéreo de carga deverá ser expressa em um único valor e representará o total a ser pago pelo contratante pela prestação do serviço de transporte aéreo conforme itinerário discriminado no documento de conhecimento de transporte, sendo vedada a cobrança de valores relativos a custos ou serviços indissociáveis da prestação do serviço de transporte aéreo à parte da tarifa”.


Apesar da regra, não é comum vermos isso na prática e, no marítimo, a situação é ainda mais confusa. Ausência de preocupação com marketing ou simplesmente infração às leis?


Claudio César Soares, 49, é Diretor da Export Manager Trading School.

 

 


Na quinta-feira (9) o Senado recebeu o texto da Medida Provisória 546/2011, pelo qual a União concede aos estados auxílio financeiro com o objetivo de fomentar as exportações. O projeto chegou ao Plenário já com o prazo de votação prorrogado até 8 de março, portanto passa a trancar a pauta do Senado. Na Câmara, a versão original apresentada pelo governo foi modificada e por isso passou a matéria passou a ser denominada  Projeto de Lei de Conversão (PLV 1/2012).


O texto repassa a estados, municípios e Distrito Federal R$ 1,95 bilhão a título de fomento. Esse dinheiro compensa as perdas resultantes da isenção do ICMS a produtos exportados ainda  não cobertas pela Lei Kandir.


A MP também permite ao BNDES emprestar mais R$ 500 milhões até 30 de junho de 2012 a produtores rurais situados em cidades atingidas por desastres naturais com situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo governo federal. Os juros serão subsidiados pela União e as linhas de financiamento são para capital de giro e investimento de empresas, empresários individuais e pessoas físicas ou jurídicas caracterizadas como produtores rurais


Fonte: www.ace.com.br



O Regime Tributário Unificado (RTU) para importação de mercadorias do Paraguai mediante pagamento único de imposto já pode ser utilizado?

R. Sim. A Receita Federal do Brasil regulamentou, por meio da IN RFB 1.245/12 os procedimento de habilitação, despacho aduaneiro e transporte de mercadorias importadas por microimportadoras no RTU.


(Fundamentação Legal: IN RFB 1.245/12)



Dólar Futuro – Piso de 1,750 perfurado, mas possibilidade de alta na semana.


Euro Futuro – Compradores tentando puxar a alta, mas o viés e de baixa na semana.

Fonte: Export Manager